Reafirmando o compromisso da atual administração municipal de Montes Claros com a inclusão e o cuidado, não apenas na cidade, mas também na zona rural, o prefeito Guilherme Guimarães participou, na noite da última quinta-feira (31/07), da solenidade de assinatura das ordens de licitações para realização das obras de asfaltamento de vias no distrito de Panorâmica, que colocará fim a uma longa espera dos moradores que há anos sonham com essa melhoria tão essencial.
A pavimentação dessas vias representa o fim de problemas históricos enfrentados pelos moradores, como a poeira nos períodos de estiagem e a lama durante as chuvas. A pavimentação vai levar mais conforto, segurança e bem-estar para todos.
Além do prefeito Guilherme Guimarães, a cerimônia contou com as presenças do vice-prefeito e secretário municipal de Inovação e Projetos Especiais, Otávio Rocha, da secretária de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Priscila Batista Almeida, do secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Osmani Barbosa, do secretário de Governo e Relações Institucionais, Aldair Fagundes, do secretário de Aceleração Econômica, Glenn Andrade, do secretário de Segurança Integrada, Járson Sebástian Hansen Ferreira, do secretário de Defesa Civil, Anderson Chaves, da secretária de Esporte, Lazer e Juventude, Juliana Peixoto, e do secretário de Infraestrutura e Planejamento Urbano, Vanderlino da Silveira. Também presentes a presidente da Empresa Municipal de Serviços, Obras e Urbanização - ESURB, Maria Lúcia Pereira Ramos, e o presidente da Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em
Trânsito e Transportes de Montes Claros - MCTRANS, Vinícius Pereira Santos.
Bastante prestigiado pela comunidade local e adjacente, o evento também contou com a presença de servidores municipais, do deputado federal Marcelo de Freitas e de representante da Câmara Municipal de Montes Claros. Criado em 1976, a partir do antigo povoado de Vista Alegre, Panorâmica está localizado a cerca de 60 quilômetros do centro de Montes Claros. Com mais de 73 domicílios particulares permanentes ocupados, Panorâmica conta com mais de 150 habitantes, além de dezenas de moradores que trabalham ou estudam em Montes Claros e em outras cidades, mas que sempre retornam para aquele distrito nos finais de semana, feriados e férias. “Hoje é mais um dia de festa no nosso querido distrito de Panorâmica. Estamos com o coração cheio de gratidão a Deus por tudo que aconteceu e está acontecendo no nosso distrito. São tantas emoções, que nos fazem lembrar da música de Roberto Carlos. Por isso,
só temos que agradecer à atual administração, que não mede esforços para atender as nossas reivindicações”, comentou a vice-presidente da Associação Comunitária dos Moradores do Distrito de Panorâmica, Ilza de Souza.
O delegado de Polícia Civil Herivelton Ruas Santana, natural de Panorâmica e que falou em nome dos moradores, destacou o trabalho da Prefeitura nos
últimos anos. “Não tem como não reconhecer o trabalho da Prefeitura nos últimos oito anos no distrito de Panorâmica. Uma verdadeira revolução em todas as áreas, mas, principalmente na infraestrutura, com a pavimentação das ruas do distrito e da estrada de acesso à BR 135, que deu mais dignidade para os moradores e facilitou o escoamento da produção”, disse Herivelton, que lembrou dos perrengues que a população passava anteriormente. "Na minha infância, quando estudava em Montes Claros e ia a Vista Alegre passar as férias, eu frequentemente tinha que andar 7 km até a BR 135 para pegar o ônibus.
Quando não era no meio da poeira, era da lama. E parece que não chegava nunca. Hoje, com tudo asfaltado, eu gasto da minha casa, em Montes Claros, aqui em Panorâmica, apenas 40 minutos e não tenho que pagar 50 reais para lavar o carro, porque ele volta da mesma forma”, finalizou o delegado Herivelton Santana.
A menina Micaely Soares Fonseca, de 10 anos, fez uma oração em homenagem ao ex-prefeito Humberto Souto, reconhecendo suas contribuições para o distrito de Panorâmica, e expressou gratidão ao prefeito Guilherme Guimarães por sua dedicação em apoiar a população do campo e promover a igualdade e o espírito coletivo. “A infraestrutura é fundamental por diversas razões: para o conforto e dignidade, mas especialmente para proporcionar um futuro melhor às crianças, como a Micaely, permitindo que elas possam ficar na região e ter oportunidades de prosperar, assim como seus pais, em suas atividades laborais. Atualmente, um dos grandes obstáculos no meio rural é a sucessão, convencer as crianças e os jovens a residirem no campo. Portanto, o objetivo da nossa política de estímulo à produção é aprimorar a qualidade de vida de quem reside na área rural", destacou o prefeito, citando várias iniciativas que estão sendo implementadas na zona rural. O prefeito de Montes Claros acrescentou que entre essas iniciativas está o Programa Municipal de Assistência Técnica, Extensão e Desenvolvimento Rural – Ministro Alysson Paolinelli, que proporcionará ajuda técnica gratuita para a produção e venda de produtos agrícolas, beneficiando agricultores familiares, pequenos e médios produtores, assim como as comunidades tradicionais do campo. A Prefeitura também busca conter a migração rural, investindo em saúde, educação e opções de lazer, além de incentivar a diversificação econômica e criar melhores condições de vida e trabalho no ambiente rural.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025