Imagem de destaque CONVIVÊNCIA COM A SECA - Prefeitura de Montes Claros entrega caixas d'água para associações comunitárias rurais

CONVIVÊNCIA COM A SECA - Prefeitura de Montes Claros entrega caixas d'água para associações comunitárias rurais

10/10/2025 - 13:58
SECOM | Texto: Luis Carlos Gusmão | Fotos: Solon Queiroz

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, entregou tubos e caixas d’água para 145 associações comunitárias rurais, como parte das ações de convivência com a seca, utilizando recursos próprios do município. O objetivo é garantir o acesso à água e criar  mecanismos para que a população possa conviver com o período de estiagem de forma mais resiliente e fomentar o desenvolvimento sustentável na zona rural.

Em solenidade realizada no auditório da Sociedade Rural de Montes Claros, na quarta-feira passada, cada associação recebeu da Prefeitura um kit contendo 01 caixa d'água de 10 mil litros, 45 tubos de PVC de 32 polegadas e 32 tubos de PVC de 5 polegadas, contribuindo para a melhoria do sistema de distribuição de água nas comunidades.

Os kits e serviços para as associações rurais foram adquiridos através de chamamento público do marco-regulatório da sociedade civil que tem como objetivo selecionar projetos de organizações da sociedade civil para celebrar termo de cooperação de finalidade de interesse público e recíproco, sem a transferência de recursos financeiros.

“Agradeço à Prefeitura de Montes Claros por este kit com canos e caixa d’água, porque estamos enfrentando um momento muito difícil de falta de água, e essa ajuda será de grande importância para todos nós”, sintetizou a presidente da Associação Comunitária dos Produtores Rurais de Morro Grande, Cleia Aparecida Rodrigues Gusmão.

O presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Córrego Tapera, Alex Soares Lopes, destacou que a entrega da caixa d'água e dos canos é de extrema importância para reduzir os impactos da seca nesta crise hídrica enfrentada na região. “Este kit chegou num momento oportuno e contribuirá significativamente para aliviar os efeitos da escassez de água em nossa comunidade”, disse Alex.

“Este kit, formado por uma caixa d'água e canos, será de grande importância para a nossa comunidade, porque a caixa d'água já existente não consegue suprir a crescente demanda por água, pois nossa população aumentou consideravelmente nos últimos anos”, explicou a presidente da Associação dos Moradores de Santa Rita de Canaci, Joana Gonçalves da Silva, mais conhecida como Dona Tica.

“A seca é intensa, e este kit chegou no momento certo para aliviar o sofrimento da nossa população, dos animais e das plantas”, afirmou Terezinha Aparecida Andrade, presidente da comunidade Estrela da Guia.

De acordo com Eulavio Nascimento Leite, presidente da Associação Comunitária de Morro Vermelho, o kit atenderá à comunidade que enfrenta dificuldades causadas pela escassez hídrica. “Estamos vivendo um período crítico de falta de água e esses canos, juntamente com a caixa d'água, ajudarão a reduzir um pouco os impactos dessa seca”, disse.
 
O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Osmani Barbosa Neto, enfatizou a importância dos kits para a população da zona rural e também destacou que o “Pró-Água”, programa da Prefeitura de Montes Claros criado com o objetivo de mobilizar as comunidades rurais para ações de captação, distribuição e manutenção de água e combate ao desperdício, vem ganhando destaque e atraindo o olhar de outros municípios. “Esse Pró-Água é extraordinário e tem proporcionado grandes benefícios e resultando em melhorias significativas na qualidade de vida para a população da zona rural. Por isso, sua eficácia tem levado à sua implementação  também em outros municípios”.

Osmani Barbosa ressaltou que antes da criação do Pró-Água o índice de desperdício era muito elevado, algo que mudou drasticamente. “Atualmente, conseguimos atender mais de 6 mil famílias, somando cerca de 30 mil pessoas na zona rural, de forma consistente e sem desperdício”, explicou.

Na sua fala, o prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, discorreu sobre vários benefícios que a população de Montes Claros vem recebendo, não diferenciando quem mora na cidade ou na zona rural e destacou que a Prefeitura se mantém  disponível para todos, compreendendo os desafios enfrentados por cada líder de associação, especialmente na área rural.  Reafirmou o compromisso da atual administração em atender com grande satisfação e, acima de tudo, com dedicação constante. “Devemos nos manter unidos e seguir em frente de forma conjunta, pois assim ninguém conseguirá deter o progresso de Montes Claros e da nossa região. Por isso, é essencial evitar divisões ou desânimos, permanecendo sempre unidos e nos apoiando mutuamente”, sugeriu Guilherme Guimarães.

ALEX
CLEIA
DONA TICA
TEREZINHA