A Prefeitura de Montes Claros, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, está realizando visitas técnicas a propriedades rurais do município, através do Programa Municipal de Assistência Técnica, Extensão e Desenvolvimento Rural – Ministro Alysson Paolinelli, com o objetivo de escolher as vacas que serão beneficiadas com Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) sem custos para os produtores, cortesias da atual gestão.
A equipe, sob a liderança do engenheiro agrônomo Ricardo Demicheli, diretor de Extensão Rural e Desenvolvimento Tecnológico da Prefeitura de Montes Claros, inclui o gerente da Diretoria de Extensão Rural e Desenvolvimento Tecnológico, Luiz Aroldo Oliveira Almeida, especialista em Bovinocultura, além dos médicos veterinários Edmundo Ribeiro Maia e Natália Jully Aguiar.
Para Ricardo Demicheli, esta visita técnica que está acontecendo nas propriedades rurais é o primeiro passo do Programa Ministro Alysson Paolinelli, da Prefeitura de Montes Claros, com foco no aprimoramento genético do gado. “Estamos oferecendo o suporte técnico e veterinário para analisar as fêmeas, para que elas possam receber os embriões e sêmen de excelência, que foram comprados pela atual administração municipal. Sendo um milhão e quinhentos mil embriões, que serão utilizados para o rebanho leiteiro, além de duas mil doses de sêmen para o gado de corte. Dessa forma, em breve esses criadores contarão com um rebanho de excelente linhagem, que irá melhorar, e muito, a produção de leite e de bezerros de qualidade”, disse Demicheli, lembrando que este é o maior programa de inseminação artificial do Estado de Minas Gerais.
De acordo com o gerente Luiz Aroldo, essa análise serve para entender a capacidade reprodutiva do animal. “Estamos verificando se a vaca receptora está apta a receber o sêmen ou o embrião deste projeto de aprimoramento genético da Prefeitura de Montes Claros. Se não houver, o animal será trocado”, sintetizou.
Segundo o produtor Sebastião Hermes Ribeiro, da Fazenda Rancho da Capela, o Programa Municipal de Assistência Técnica, Extensão e Desenvolvimento Rural – Ministro Alysson Paolinelli será de grande valia para o agricultor, já que o custo do embrião e do suporte técnico é bastante elevado. “Agora, através da Prefeitura de Montes Claros, estamos recebendo todas essas ajudas gratuitamente, o que será extremamente útil, especialmente para as pequenas propriedades”, celebrou Hermes.
“A nossa expectativa com este melhoramento genético do nosso gado que a Prefeitura está nos proporcionando, é muito grande. Porque, com certeza, valorizará, e muito, nosso rebanho”, complementou Leonardo Costa Fonseca, da Fazenda Mocambo Firme.
De acordo com Osmani Barbosa Neto, secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, “a decisão da Prefeitura de Montes Claros de criar o Programa Municipal de Apoio Técnico, Extensão e Desenvolvimento Rural – Ministro Alysson Paolinelli, está sendo de grande relevância, pois oferece gratuitamente as condições técnicas essenciais que visam melhorar a produção e elevar a renda dos produtores rurais. Este melhoramento genético do rebanho do município, por exemplo, é de enorme importância para o nosso homem do campo”, concluiu.
Alysson Paolinelli
O nome do programa é uma homenagem ao visionário da agricultura brasileira Alysson Paolinelli, natural de Bambuí/MG e que foi um dos principais responsáveis pelo Desenvolvimento da agricultura brasileira. Ele foi líder da revolução agrícola tropical sustentável, que transformou o país em potência agroalimentar e criou horizontes para a segurança alimentar mundial.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2026