Foi realizado nesta sexta-feira, 28, no auditório da Sociedade Rural, um encontro com lideranças de comunidades e distritos rurais de Montes Claros. O evento foi promovido pela Prefeitura e contou com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Montes Claros, da Sociedade Rural, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV).
Durante o evento de abertura do encontro estiveram presentes lideranças de distritos e comunidades rurais, membros da classe política, membros de órgãos de apoio e fomento ao homem do campo, presidentes de associações rurais e secretários municipais. O evento contou com a participação do prefeito Guilherme Guimarães e do vice-prefeito e secretário de Inovação e Projetos Especiais, Otávio Rocha.
No encontro, a presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Fernanda Letícia Oliveira, destacou a importância dessas reuniões para o debate de políticas públicas. “Esta é uma reunião muito importante para debater políticas públicas e projetos voltados para a zona rural. A gente sabe que as associações vivem basicamente de projetos e precisamos nos aperfeiçoar”, pontuou.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Montes Claros, Marina Cassia Ferreira, falou sobre a força do homem do campo. “Cada um dos que estão aqui estão para somar, para juntar forças. Se a gente participa é sinal que acreditamos que temos como avançar a cada dia, sempre em conjunto”, destacou.
O presidente da Sociedade Rural de Montes Claros, Flávio Gonçalves Oliveira, ressaltou a importância da união entre as entidades. “Sempre que somos convidados pelo município logo nos prontificamos. Essa união é que faz a verdadeira diferença para o trabalhador rural”, frisou.
O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Osmani Barbosa, defendeu a realização de mais encontros voltados para o homem do campo. “É muito importante que tantas lideranças se reúnam para debater problemas e apontar soluções. Foi ouvindo as lideranças que conseguimos realizar tantos avanços na zona rural”, disse.
O prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, falou sobre a importância de todos olharem para os trabalhadores rurais. “Todos os moradores da cidade são responsáveis pela produção rural. Nós temos que unir o campo e a cidade, pois este é um processo circular. Todos dependem uns dos outros. Já fizemos muito e precisamos avançar muito mais. Uma das prioridades são as estradas rurais. Tenho certeza que iremos avançar muito na melhoria das condições para que o produtor possa se deslocar, favorecendo o escoamento de produtos”, pontuou.
Durante sua fala, o vice-prefeito Otávio Rocha falou sobre um importante benefício rural que será lançado nos próximos dias. “Esse país é grande sobretudo devido aos produtores rurais. Por isso, nos próximos dias vamos enviar para Câmara um projeto de Lei que pode mudar a cara do campo em Montes Claros. O projeto vai instituir o programa de assistência rural. Através dele, a prefeitura vai fomentar a produção rural com linhas de atuação na pecuária, agricultura e preservação do meio ambiente”, destacou.
No encontro, durante todo o dia, estão sendo oferecidas palestras e mesas redondas com temas importantes para a classe rural. Entre os temas debatidos estão “Associativismo e Cooperativismo”, “Políticas Públicas para a Agricultura Familiar”, “Aplicação de TAC e Leis Ambientais”, dentre outras.
Presente no encontro, o produtor rural José Carlos, que participa do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), destacou a relevância da iniciativa. “Esses encontros fortalecem a categoria, dando força para seguir na luta”, afirmou.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025